O SIPE reuniu no dia 24 de janeiro com a Secretária de Estado do Emprego e Administração Pública e a Secretária de Estado da Educação.
Esta reunião tinha como objetivo iniciar o processo negocial relativo à recuperação do anos do congelamento que, conforme acordado com os sindicatos terá início nesta legislatura e terminará na próxima.
Foi-nos informado que, devido ao facto de não terem os dados todos dos professores, pois as escolas ainda estão a proceder ao recenseamento, a reunião ficará adiada para 28 de fevereiro.
Além de inaceitável, consideramos incompreensível o Ministério querer fazer condicionar o número de professores em cada escalão com a recuperação do tempo de serviço do congelamento, tempo esse que nos é devido por direito pois trabalhamos, cumprimos e efetuamos os descontos.
Nesta reunião o SIPE também reafirmou a necessidade de reabrir o processo negocial relativo à passagem do 4.º para o 5.º e do 6.º para o 7.º escalões, (portaria que regulamenta as vagas) pois além de não concordamos com os travões na carreira cujo único objetivo é o de impedir a progressão, o Ministério também se recusou a definir o número de vagas anuais deixando à discricionariedade de cada governo a sua definição.
Na prática significa que não sabemos quantos anos vamos ficar parados no 4.º e 6.º escalões.